A FRAGILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS REVELADA PELA PANDEMIA
O novo coronavírus impõe uma dura lição para as cadeias de suprimentos muito enxutas. Não resta dúvida de que ter uma cadeia produtiva eficiente é alvo a ser alcançado por qualquer rede de franquia. No entanto, a cadeia de suprimentos tradicional, de fonte única, apesar de proporcionar economia pelo ajuste fino entre as fases da cadeia, pode ter elos rompidos quando os canais tradicionais são perdidos em momentos de crise como estamos vivendo. É evidente que quando a ruptura no mercado é a nível mundial, muitas vezes não adianta ter fornecedores alternativos que poderão sofrer os impactos da mesma maneira. O risco é minimizado pelas modernas cadeias de suprimentos digital, que envolve vários canais e fontes de produtos. A melhor estratégia para o longo prazo continua sendo investir na visibilidade da cadeia de suprimentos. Isso significa muito mais que estar na Internet e fazer vendas e entregas online. Ter visibilidade sobre o fluxo de produto e informações da cadeia