Postagens

A FRAGILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS REVELADA PELA PANDEMIA

             O novo coronavírus impõe uma dura lição para as cadeias de suprimentos muito enxutas. Não resta dúvida de que ter uma cadeia produtiva eficiente é alvo a ser alcançado por qualquer rede de franquia. No entanto, a cadeia de suprimentos tradicional, de fonte única, apesar de proporcionar economia pelo ajuste fino entre as fases da cadeia, pode ter elos rompidos quando os canais tradicionais são perdidos em momentos de crise como estamos vivendo. É evidente que quando a ruptura no mercado é a nível mundial, muitas vezes não adianta ter fornecedores alternativos que poderão sofrer os impactos da mesma maneira. O risco é minimizado pelas modernas cadeias de suprimentos digital, que envolve vários canais e fontes de produtos. A melhor estratégia para o longo prazo continua sendo investir na visibilidade da cadeia de suprimentos. Isso significa muito mais que estar na Internet e fazer vendas e entregas online. Ter visibilidade sobre o fluxo de produto e informações da cadeia

CONSULTOR DE NEGÓCIOS, AJUDA?

Todos os envolvidos com franquia, sabem que as unidades franqueadas devem ser saudáveis e consequentemente ter franqueados felizes e satisfeitos.   Com essa premissa, as franqueadoras disponibilizam a chamada Supervisão de Campo, depois denominada Consultoria de Campo e mais recentemente transformada em Consultor de Negócios (CN).   Não importa muito a nomenclatura e sim o trabalho a ser desenvolvido, que pode variar de marca para marca, de acordo com o segmento e tipo de negócio.   Zelar pelo ótimo desempenho das unidades sob sua supervisão é a principal responsabilidade do Consultor de Negócio. As unidades devem ser saudáveis e os franqueados felizes e satisfeitos com o negócio. Isso é fácil?  Na maioria dos casos sim, outros poucos, com certeza não.   Como conseguir o melhor desempenho?   Para isso é importante e imperativo que o Consultor de Negócio, conheça profundamente todos os processos e procedimentos envolvidos na operação do dia a dia do negócio. Desta

GESTÃO DE FORNECEDORES NAS REDES DE FRANQUIA

Quando olhamos uma rede de franquia madura fica a impressão que as lojas atuam sem apoio, por conta própria. Porém, ao explorarmos um pouco mais, verificamos que na verdade existem conexões internas e externas que fazem a diferença. Uma franquia de sucesso sempre terá em torno de si uma rede de parceiros que entregam produtos e serviços, auxiliando na produção, seja de forma direta ou indireta. Os processos de uma empresa são muito mais complexos do que imaginamos. A gestão desses fornecedores é fundamental para alcançar o sucesso no negócio. O que é gestão de fornecedores? A gestão de fornecedores são os acordos tácitos ou formais como você se relaciona com os seus fornecedores. Não é apenas a relação de compras pontual, e sim a forma como que se relaciona a longo prazo com seus parceiros de negócio. Essa relação com sua cadeia de suprimentos acaba se tornando um diferencial competitivo. Um fornecedor parceiro pode ser decisivo no dia a dia de qualquer negócio. Por exemplo, durante