GESTÃO DE FORNECEDORES NAS REDES DE FRANQUIA
Quando olhamos uma rede de franquia madura fica a impressão que as lojas atuam sem apoio, por conta própria. Porém, ao explorarmos um pouco mais, verificamos que na verdade existem conexões internas e externas que fazem a diferença.
Uma franquia de sucesso sempre terá em torno de si uma rede de parceiros que entregam produtos e serviços, auxiliando na produção, seja de forma direta ou indireta. Os processos de uma empresa são muito mais complexos do que imaginamos.
A gestão desses fornecedores é fundamental para alcançar o sucesso no negócio.
O que é gestão de fornecedores?
A gestão de fornecedores são os acordos tácitos ou formais como você se relaciona com os seus fornecedores. Não é apenas a relação de compras pontual, e sim a forma como que se relaciona a longo prazo com seus parceiros de negócio. Essa relação com sua cadeia de suprimentos acaba se tornando um diferencial competitivo.
Um fornecedor parceiro pode ser decisivo no dia a dia de qualquer negócio. Por exemplo, durante um momento crítico onde a compra urgente de um insumo ou a prestação de um serviço emergencial torna-se necessário sem aviso prévio. Se sua relação com o fornecedor não for de grande parceria, o atendimento será o regular, sem a urgência necessária, e você poderá perder bons negócios.
A gestão de fornecedores prevê justamente essas situações. Em uma gestão eficiente, o relacionamento com seus fornecedores é um dos pilares do negócio. A transparência e objetividade no relacionamento é fundamental, tanto quanto a exigência de certificações que garantam a qualidade e o controle dos prazos de entrega e prestação dos serviços.
Qual a importância da gestão de fornecedores?
A gestão de fornecedores passa por alguns processos como: seleção criteriosa, período de avaliação e finalmente a homologação. Nesse processo ficam bem definidas as exigências mínimas necessárias para o atendimento à rede, e quais as informações e competências exigidas para tal.
Dessa maneira, com a relação bem transparente, a chance de erros se torna bem baixa. Com todos os fornecedores homologados e qualificados, a Gestão se torna um aliado à padronização dos negócios.
É ideal ter um banco de fornecedores cadastrados sempre atualizado, que sirva como referência para as suas negociações. Todos os fornecedores homologados precisam atender às suas necessidades e exigências de qualidade para, ao final, não prejudicarem a perfeita entrega de seu produto ou serviço. A meta é sempre manter uma relação de parceria do tipo ganha-ganha, e todos sairão ganhando.
Marcelo Guimarães de Senna
Especialista em gestão de empresas varejistas e franquias, consultoria em gestão, gerenciamento de projetos, operações, negociações, recursos humanos e treinamento. Consultor em Angola coordenando projeto na maior rede de postos de combustíveis e lojas de conveniência do país.
Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ), Economista (UFRJ), Consultor.
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