A FRAGILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS REVELADA PELA PANDEMIA
O novo coronavírus impõe uma dura lição para as cadeias de suprimentos muito enxutas. Não resta dúvida de que ter uma cadeia produtiva eficiente é alvo a ser alcançado por qualquer rede de franquia. No entanto, a cadeia de suprimentos tradicional, de fonte única, apesar de proporcionar economia pelo ajuste fino entre as fases da cadeia, pode ter elos rompidos quando os canais tradicionais são perdidos em momentos de crise como estamos vivendo.
É evidente que quando a ruptura no mercado é a
nível mundial, muitas vezes não adianta ter fornecedores alternativos que
poderão sofrer os impactos da mesma maneira. O risco é minimizado pelas
modernas cadeias de suprimentos digital, que envolve vários canais e fontes de
produtos.
A melhor estratégia para o longo prazo continua
sendo investir na visibilidade da cadeia de suprimentos. Isso significa muito
mais que estar na Internet e fazer vendas e entregas online. Ter visibilidade
sobre o fluxo de produto e informações da cadeia de ponta a ponta é um objetivo
muito mais ousado. A estratégia tem sido discutida por muitos varejistas a
bastante tempo, mas as margens apertadas têm sido desculpas para adiar sua
implantação.
Atualmente, com maior disponibilidade de
tecnologia, verifica-se que já existe implantação de sistemas como o uso de sensores
conectados a transportadoras e aos produtos, possibilitando um grau de
visibilidade da cadeia que até então não era possível. Também é observado o uso
de etiquetas descartáveis, que possibilita o rastreamento da cobertura da rede
em tempo real.
Esses sistemas são responsáveis por uma reação
muito mais rápida em casos de descontinuidade, que podem acontecer em diversos casos,
incluindo uma pandemia.
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