CONSULTOR DE NEGÓCIOS, AJUDA?

Todos os envolvidos com franquia, sabem que as unidades franqueadas devem ser saudáveis e consequentemente ter franqueados felizes e satisfeitos.

 

Com essa premissa, as franqueadoras disponibilizam a chamada Supervisão de Campo, depois denominada Consultoria de Campo e mais recentemente transformada em Consultor de Negócios (CN).

 

Não importa muito a nomenclatura e sim o trabalho a ser desenvolvido, que pode variar de marca para marca, de acordo com o segmento e tipo de negócio.

 

Zelar pelo ótimo desempenho das unidades sob sua supervisão é a principal responsabilidade do Consultor de Negócio. As unidades devem ser saudáveis e os franqueados felizes e satisfeitos com o negócio.

Isso é fácil?  Na maioria dos casos sim, outros poucos, com certeza não.

 

Como conseguir o melhor desempenho?

 

Para isso é importante e imperativo que o Consultor de Negócio, conheça profundamente todos os processos e procedimentos envolvidos na operação do dia a dia do negócio. Desta forma poderá orientar e corrigir no local e na hora da visita, qualquer desvio de operação que não esteja dentro do famoso padrão. Caso a unidade tenha trocado funcionários, este deve encaminhar o novo integrante para o treinamento na franqueadora.

 

Além de conhecer a operação detalhadamente, o CN tem que cuidar muito bem de sua gestão de tempo, ter uma boa agenda, um roteiro de visitas eficiente, de forma a contribuir com a rede.

 

Conhecer os números das unidades de sua “carteira” é fundamental para prestar uma boa ajuda e orientação. Capacidade analítica, capacidade de identificar a real causa de um problema e resolve-lo, ter boa comunicação, entre outras habilidades, deve ser características do bom CN.

 

O mais relevante é que o CN entenda e consiga acompanhar a tão falada “linguagem do franqueado”, para isso deve ter conhecimento prévio sobre gestão de negócio, mesmo que básico, como por exemplo, saber analisar DRE, elaborar um fluxo de caixa, conhecer relatórios gerenciais “chave”, ter noções de atendimento ao cliente, de merchandising, compras, formação de preços, saber calcular promoções, entre outras áreas.

 

A Consultoria de Negócio quando bem orientada e qualificada pela franqueadora, ajuda muito o desenvolvimento das unidades de franquia!


José Gonçalves Neto

 

Autor do livro “Aprendendo a Empreender para não se Surpreender”, Autor do livro “Franquiês”, Primeiro Glossário do Sistema Brasileiro de Franquia e Membro fundador do GEF, Grupo de Excelência de Franquia do CRA-SP.

Especialista em Franquia na gestão das áreas, consultoria de campo, operação e rentabilidade de unidades, treinamento e gestão de negócios.

Pós graduado especialista em Marketing de Varejo e Analista de Sistemas.


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