Treinamentos, reciclagens e motivação: seu colaborador está sendo bem preparado?
Durante muitos anos atuando no varejo e em rede de franquias, percebemos que muitas pessoas estão sempre ingressando no nosso segmento sem experiência e sem formação. Muito normal começar a atuar sem ter experiência, mas o conhecimento básico precisa ser obtido por um bom processo de treinamento! Normalmente, no entanto, o treinamento inicial do profissional é apenas on the job, observando e repetindo o que colaboradores antigos fazem. E nem sempre são apresentados os conceitos básicos. O "novato" apenas repete o que foi ensinado, sem saber o porquê.
Isso acontece porque o varejo é um segmento dinâmico, onde o turnover costuma a ser muito alto. Pessoas entram e saem de sua equipe, e um processo dinâmico e eficiente de treinamento é sempre muito difícil de implantar. Você treina e treina, mas sempre tem colaborador que não foi treinado! Como resolver esse dilema?
A PRI Varejo Online treinou muitas pessoas ao longo de muitos anos de experiência. O treinamento presencial, com perguntas e dúvidas esclarecidas no momento do evento costuma ser muito eficaz, e acaba por ser um aprendizado diário até para quem ministra os treinamentos. Esse é o formato ideal?
Muitas vezes o conhecimento adquirido através de experiência em trabalhos anteriores pode trazer vícios ou comportamentos não desejados pela sua empresa. O colaborador vai trazer a sua bagagem apreendida no dia a dia, no treinamento on the job, e na vivência de vários tipos de organizações com práticas muitas vezes bem diferentes. Como é possível melhorar conhecimentos, habilidades e atitudes de colaboradores mais experientes?
Os treinamentos iniciais e as reciclagens de colaboradores já antigos são desafios para muitas redes de varejo e franquia. Muitas vezes são criados calendários anuais de treinamentos e reciclagens, com equipe especialista. Isso basta? É o melhor caminho?
Estamos convencidos que um novo colaborador, ao iniciar sua carreira no varejo e ter um treinamento eficiente, vai ficar motivado e conseguirá oferecer o melhor de si. Ao contrário, se o colaborador inicia no seu posto de trabalho sem ter um cuidado maior com ambientação na empresa e treinamento inicial sobre suas atividades, pode já começar desmotivado. Os programas de trainee ou estágio mostram resultados melhores que os recrutamentos individuais por causa disso: o recrutamento através de um programa não termina na contratação, só após a ambientação e o treinamento inicial - para depois entregar o novo colaborador à sua área de atuação.
E os treinamentos à distância? Eles funcionam? Depende!
Quando o colaborador ou futuro colaborador é motivado, gosta de aprender, tem características autodidatas, funciona muito bem. E quando isso não acontece? Se o colaborador não quer crescer por conta própria, quer ter alguém para guiá-lo, tem dificuldade de compreender sem a ajuda de um instrutor, os treinamentos em EAD são um desafio. Mas um desafio que pode ser superado. Depende do gestor entender que é sua responsabilidade ter um colaborador que conhece o seu trabalho, motivado e que busca resultados.
O que um treinamento pode oferecer é o conhecimento. Pode indicar que habilidades precisam ser desenvolvidas. Mas a atitude do profissional depende dele. A motivação vem de dentro, e não de fatores externos. Motivação significa motivo para ação.
Acreditamos que os treinamentos à distância podem ser aliados muito importantes para o varejista. Com a oferta de treinamentos EAD aos colaboradores iniciantes, o conhecimento passa a ser oferecido a todos que ingressarem na organização, seja no momento que for. Reciclagens podem ser agendadas de tempos em tempos, mas a informação básica não: precisa ser apresentada logo no início. E o papel do gestor é fundamental não só para cobrar que o treinamento seja realizado como também se apresentar para dirimir dúvidas sobre os conteúdos apresentados.
O que acha de ter uma equipe bem preparada e motivada?
Marcelo Guimarães de Senna
Especialista em gestão de empresas varejistas e franquias, consultoria em gestão, gerenciamento de projetos, operações, negociações, recursos humanos e treinamento. Consultor em Angola coordenando projeto na maior rede de postos de combustíveis e lojas de conveniência do país.
Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ), Economista (UFRJ), Consultor.
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