CORONAVÍRUS: A DOR DO FRANQUEADO É TAMBÉM A DOR DO SEU FORNECEDOR?
Vivemos tempos difíceis, impensáveis em qualquer plano de negócios de pequenas, médias ou grandes empresas. Ao levantar os riscos potenciais no projeto de empreender, dificilmente foi considerada a possibilidade de uma pandemia que atingiria quase todo o planeta. Nosso franqueador, seus parceiros e nossos fornecedores nem imaginavam que teriam que vivenciar uma negociação onde o objetivo não seria entregar mais produtos por menores preços, e sim aceitar devoluções ou estender prazos de pagamentos devido ao varejo estar de portas fechadas.
Ao receber o choque de ter que fechar as
portas, sem prazo determinado para reabertura, o empresário começa a fazer
contas: folha de pagamento, contas a pagar fornecedores, despesas com aluguéis,
energia elétrica... como sobreviver a essa pandemia? Bem, estamos todos no
mesmo barco, logo os fornecedores vão ter que entender: suas NF vencidas
ficarão em aberto! Essa seria uma medida lógica quando pensamos apenas no nosso
negócio, olhamos apenas para dentro da nossa loja. E vamos além: temos que
dispensar nossa equipe de vendas, já que a folha de pagamentos representa um
percentual altíssimo das despesas.
Essas medidas podem parecer
lógicas à primeira vista. No entanto, esquecer que o nosso negócio faz parte de
uma cadeia, onde o meu fornecedor depende de seus fornecedores, e eu dependo
dele... é um castelo de cartas. Se alguém derruba uma carta, todas caem. Como
vou ficar, ao terminar a crise, se os meus fornecedores não existirem mais?
É hora de pensar em conjunto.
Devolver todo o estoque, não pagar nenhuma fatura vencida pode ser um “tiro no
pé”. Quem sabe o fornecedor possa bonificar parte do estoque existente, em
troca do pagamento parcial das faturas? E se o fornecedor tiver outros clientes
que não estejam fechados e, ao contrário, vendam muito mais nesse momento
difícil? Poderemos devolver todo o estoque e cancelar a compra! Enfim, é hora
de pensar como cadeira, e não individualmente. Todos podem sair fortalecidos,
se entendermos a importância que cada elo tem.
Marcelo Guimarães de Senna
Especialista em gestão de empresas varejistas e franquias, consultoria em gestão, gerenciamento de projetos, operações, negociações, recursos humanos e treinamento. Consultor em Angola coordenando projeto na maior rede de postos de combustíveis e lojas de conveniência do país.
Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ), Economista (UFRJ), Consultor.
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